terça-feira, abril 05, 2005

a leitura faz bem aos ossos

Não sou uma daquelas pessoas que devora livros atrás de livros, mas gosto muito de ler, e quando tenho o meu tempinho livre vou folheando uns livros e absorvendo alguma cultura. É pena que os livros sejam tão caros! Ontem fui comprar um livro e passei-me com o preço :/ ...mas comprei-o na mesma! Não vou deixar de ler só por serem muito caros e além disso quando for grande quero ter uma vastissima colecção de livros! A questão que se levanta é a seguinte: se os livros fossem mais baratos e acessiveis a um maior número de pessoas, será que estas liam mais? Não sei mesmo... será que o livro se vai perder e ser esquecido? Quanto aos jornais diários já nem digo nada....cada vez mais as pessoas trocam um bom jornal (que se paga obviamente) por um jornalezo que lhes é distribuido gratuitamente. Há quem diga que é uma boa iniciativa, e que as pessoas lêem mais. A minha opinião é contrária, porque esses jornais são de pouca ou nenhuma qualidade e o serviço informativo é escasso e pobrezinho...sem falar do excesso de publicidade em todas as páginas que vão influenciar o cidadão a comprar determinado produto. Se as pessoas continuarem a trocar bons jornais por "estas coisas", a sociedade vai enfraquecer a nível informativo e cultural, dando lugar a uma maior falta de civismo, e a um estreitamento mental (tão caracteristico dos portugueses) muito mais profundo. :) Ler faz bem aos ossos e não só! Podemos melhorar muito, mas mesmo muito a nossa linda mentalidade. É bom sairmos deste mundozinho e entrarmos no mundo dos livros e das suas histórias, através da nossa imaginação. Os meus lençois são de flanela e são muito fofinhos e macios, o que me proporcionam um sono rico em cálcio e vitaminas.

3 comentários:

Anónimo disse...

É isso mesmo oh Xavier! ler da saúde e faz crescer ( intelectualmente claro!) Eu por exemplo ja ñ consigo dispensar a minha leitura antes de dormir, mm q chegue a casa as 7 da manhã morta de cansaço...é doentiu eu sei! Mas demoro muito mais a adormecer se não ler, é um vício, e quanto ao facto dos livros serem caros, faz como eu! Vou a casa da ,minha avò e vou "pedindo emprestado" os do meu avô!ou vou lendo os da minha mãe e do meu pai, e smp q vou com a minha mãe ao supermercado ( la é mais barato) cravo smp 1 ou 2! =) see ya

Anónimo disse...

Um livro é um amigo e é verdade...também não m considero uma leitora afincada, mas gosto de pegar num livrinho e desfrutar do que ele tem para me oferecer, o que na grande maioria dos casos, é bastante e por vezes mais do que à primeira vista aparenta.
Devo dizer que este é o teu melhor texto de todos os que já criaste, com o qual estou completamente de acordo.
Por vezes envergonho-m com os meus pares, os estudantes do ensino superior, é que, apesar de estudarem no nivel superior do nosso sistema educativo alguns conseguem mostrar que são perfeitos mentecaptos, mas que devido à facilidade com que na actualidade se integra e se finaliza um curso superior, o que é ou não muito bom, depende da opinião de cada um, anos mais tarde vão fazer parte da grande massa de licenciados, grande número desempregados, existente no nosso país, que de tão pequenino que é, não consegue dar conta deste recado.
Mas estávamos a falar de livros e cultura...
As pessoas esquecem-se que a cultura é uma óptima forma de alcançar a felicidade e um instrumento para o civismo. Ler faz realmente bem aos ossos e a outras coisitas que estão dentro e fora de todos nós.

Anónimo disse...

Bem, eu posso dizer que ler(v. tr. enunciar ou percorrer com a vista, entendendo, um texto impresso ou manuscrito; interpretar o que está escrito; pronunciar em voz alta o que está escrito; compreender o sentido de; preleccionar ou explicar como professor; prescrutar; (pop) devanear; disparatar; adivinhar; descobrir; intr. conhecer as letras de um alfabeto, juntando-as em palavras. do lat. legere), para mim é uma patologia. Porque desde que me conheço como pessoa, que adoro ler. Gosto tanto de ler que às vezes chego a ler três e quatro livros ao mesmo tempo, sem misturar as histórias, qual velhota com as novelas mexicanas. Por isso, sou obrigada a concordar que a leitura faz bem, e que realmente é cara, o que por vezes nos faz ter vontade de roubar o livro ou fotocopiá-l. Mas como roubar traria grandes problemas e fotocopiar nao seria o mesmo livro, porque a meu ver um livro fotocopiado perde o "encanto e a magia" dele próprio, julgo que seja uma boa forma de desperdiçar dinheiro, comprando livros...! Se bem que mais uma vez eu sou suspeita :) ***********nichon********************