terça-feira, outubro 18, 2005

O nevoeiro cancerígeno

Lá estava eu, sentado no banco do comboio encostado ao vidro a olhar para o rio Tejo...ou era isso ou olhava para o outro lado e via centenas de pessoas apertadas quase a caírem-me a cima. Chegamos à última paragem, Cais do Sodré. As pessoas entram em euforia, tentam alcançar o botão para abrir a porta o mais rápido possível. Eu fico sentadinho à espera que a maior parte das pessoas saia para não ser atropelado. Levanto-me, ponho as mãos nos bolsos, dirijo-me para a porta, saio do comboio e pronto...é aqui que a verdadeira aventura começa: As pessoas que foram a correr para a porta tinham uma razão para isso: queriam acender o seu cigarrinho o mais depressa possível. As nuvens de fumo tomam conta do Cais do Sodré e eu lá tento desviar-me delas. Por momentos sinto-me o D. Sebastião, mas a tosse que o fumo me provoca lembra-me que não. Tento suster a respiração, mas lá acabo por ser invadido. Enfim, ao menos estas pessoas esperam por chegar à rua, e não fumam dentro de espaços fechados...digo eu.
A questão do tabaco que nunca irá mudar... “Ah, eu quando quiser paro de fumar, eu consigo controlar isto”. Acho que fumar só mostra o nível de estupidez da pessoa... a sério. Fumar MATA, não? Cada vez que falo sobre isto dizem-me “Fumar é mau, mas tu também bebes álcool e isso também é prejudicial”... a minha resposta é: “Eu não ando a atirar com cerveja à cara de ninguém, e se prejudico alguém esse alguém sou eu”. Fumem à vontade, suicidem-se aos bocadinhos, a vida é vossa : ) Não me obriguem é a levar com a vossa ignorância. Se eu morrer de cancro e se for devido ao fumo que inalei durante estes anos todos, não quero que os fumadores (que não tiveram qualquer tipo de respeito) se ponham a lamentar a minha morte. Eu juro que venho cá abaixo outra vez só para espancar a pessoa violentamente. Os chocos com tinta deitam tinta.

3 comentários:

Anónimo disse...

tou 200% de acordo.....é uma vergonha

Anónimo disse...

Qd as pessoas te mandarem à cara o pormenor "ah e tal mas tu tb bebes alcool"...diz-lhes k o alcool tb faz mal, mas k o fígado tem capacidade de digerir esse alcool sem provocar cancro se nao for em demasia. Ja o tabaco..nem é a nicotina k provoca cancro, mas sim o alcatrão e toda a merda k se possa sonhar de químicos k entram nos nossos pulmões inofensivos..os pulmões não teem cm se proteger desses químicos. Esses químicos provocam alterações a nivel celular k originam mutações e consequentemente tumores. Qd kiseres keu leve algum amigo teu pa se desintoxicar do tabaco, combinamos e eu faço-lhe uma visita guiada pelo Instituto portugues de oncologia ;)
É tao triste ver a ignorancia das pessoas...epah k fumem erva,marijuana,cannabis..mas natural!Os quimicos é k lixam o eskema todo.

Beijinhos

Maria João disse...

Ao ler os comentários sobre este post quero desde já agradecer à silverfuck a explicação que deu acerca dos malefícios do tabaco e do álcool quanto ao porquê do cancro, pois em muitas coisas sou ignorante e esta era uma delas.
Tenho conhecimento que o tabaco não só afecta os pulmões como, também o coração. O tabaco contém propriedades (os tais químicos) que ao longo do tempo vão criando uma camada nas artérias ao ponto de bloqueá-las e o sangue não circular e, conseguentemente, não irrigar o cérebro... e depois, nada a fazer! :( Mas mesmo assim, para aqueles que fumam diariamente o seu maço creio que substituir por erva, marijuana, cannabis, folhas de eucalipto (LOL!) não seria a melhor solução pois andaria tudo alucinado para não falar que, neste caso, são os neurónios que se lixam! E o álcool, como todos sabem, pode provocar cirrose... conclusão, tudo faz mal!!
Por isso, querem beber bebam, querem fumar fumem, de vez em quando não faz mal, sem exageros... evitem é chegar ao estado de fraqueza onde já não conseguem viver sem tal vício! :P

***** João :)