sábado, outubro 03, 2009

três é demais

É impressão minha, ou nos últimos tempos as pessoas resolveram adoptar mais um nome? Exemplifiquemos com alguém fictício: a Joana Pereira, agora é Joana Alves Pereira. Isto só porque sim. Acredito que seja uma fase, tal como a crise, e que todos voltem a simplificar os nomes muito em breve. Se não é moda, é porque o país está a virar à direita, isto porque as pessoas de direita é que gostam de usar três nomes. Ou então não passa de pura parvoíce, e é só um jogo para as pessoas se sentirem mais ricas, mais importantes e mais "finas".
Há ainda a hipótese da emancipação das mães, que agora querem lutar pela colocação e reconhecimento do seu nome de família, no nome dos filhos. Se a moda pega, voltaremos à monarquia com certeza, e a Joana Pereira, que agora é Joana Alves Pereira, vai ter netos com mais de uma dúzia de nomes.
Outra coisa chata nesta gente, é que fazem questão de dar importância a três nomes no próprio e-mail. Resultado, a-gente-dos-dois-nomes perde tempo a escrever mails à gente-dos-três-nomes.
As pessoas complicam demais com esta história do nome. Quando estamos para parir um filho é um vê-se-te-avias para lhe etiquetar o nome próprio, se entra um da mãe, dois do pai ou dois da mãe e um do pai... Depois saimos cá para fora e temos um nome. Depois vamos para a escola primária e todos nos tratam por dois nomes (é ver as crianças a dizer: "Oh mãe da Joana Pereira!". Depois vamos para o ciclo e secundária e das duas uma: ou levamos com uma alcunha, ou ficamos só com um nome. Depois há quem nos chame só pelo apelido. E depois, há quem regresse ao modo feto e volta a ter três nomes. Complica-se mais uma vez.
Uma coisa é certa, se este movimento dos três nomes dá mais prestígio à pessoa então vou-me deixar levar, porque este nome de gente pobre e de famílias pouco nobres e mal formadas não me leva a lado nenhum.

Cumprimentos, Ricardo Xavier de Antunes.

3 comentários:

Mós disse...

se bem entendi é na forma como se tratam? ou é ir ao registo civil por mais um nome?

eu devo admitir que nunca dei por tal!
acho que sou das pessoas de um nome e quando me dá para gozar uso dois, o 1º e último da pessoa em causa!

"people are strange..."

xlifes disse...

"when youre a stranger
Faces look ugly when youre alone
Women seem wicked when youre unwanted
Streets are uneven when youre down
When youre strange
Faces come out of the rain
When youre strange
No one remembers your name
When youre strange x3
People are strange when youre a stranger
Faces look ugly when youre alone
Women seem wicked when youre unwanted
Streets are uneven when youre down
When youre strange
Faces come out of the rain
When youre strange
No one remembers your name
When youre strange x3
When youre strange
Faces come out of the rain
When youre strange
No one remembers your name
When youre strange x3"

Curto de Doors e só uso dois nomes (só um prós amigos).

Sofia disse...

Eu tenho um problema. O meu primeiro e último nome é exactamente igual ao da minha mãe. O meu pai teve a bela ideia de me chamar Ana, quando a ideia era eu chamar-me só Sofia. Ana é um nome que nunca uso e que me faz confusão que me chamem assim, visto que toda a vida fui Sofia. A coisa complica-se quando na empresa me tratam por Ana e a coisa pegou. Agora não só sou Ana como sou Sofia e fico hesitante entre um dos dois nomes quando me perguntam como me chamo. Por isso, quando me pedem primeiro e último nome, dou sempre os dois primeiros e o apelido.

Beijinhos**