terça-feira, julho 03, 2007

Idolos e mascotes

Há idolos e mascotes que duram para sempre...outros não duram mais do que um momento. Ficam esquecidos nos arquivos da história, e de vez em quando lá os vão buscar para a inauguração ou para apoiarem alguma causa. É o caso da Rosa Mota ou do Gil. Este desgraçado foi feliz durante a Expo98...agora tem uma fundação de apoio a crianças e vai envelhecendo nas entradas do parque das nações. A Rosa Mota lá vai aparecendo para inaugurar um campeonato de meia tigela de atletismo, ou para dar a cara por uma causa. O Eusébio, rei do futebol noutros tempos, anda agora a rastejar-se pelos corredores e cantos obscuros do Estádio da Luz. Quando é que é chamado? Quando o Benfica joga contra o Sporting, quando o Benfica vai à liga dos campeões (coisa rara hoje em dia) e quando o Benfica faz anos. Vendo bem as coisas, talvez seja a vida de atleta que é mesmo assim. Um dia campeões, noutro esquecidos. O que me faz mais confusão é o destino que as mascotes levam...O Gil e a Docas, o Strike (o cão castanho do mundial dos estados unidos), o Ciao (aquele bacano com cubos verdes,brancos e vermelhos e uma bola de futebol a fazer de cabeça, do mundial de Itália), a Neve e o Gliz (das olimpiadas de inverno em Turim)...desemprego certamente...muitos entregues às drogas e ao álcool...em caso extremo o suicidio. Quando for grande vou criar uma série de desenhos animados, em que todas as mascotes entram! Todos a morar no mesmo bairro, com histórias bem caricatas, um fartote animado! Não desesperem mascotes, aqui o eu tem a solução!

PS: Quanto ao Eusébio, Rosa Mota e afins, têm de se aguentar à bronca.

2 comentários:

Maria João disse...

Ídolos como o Eusébio e a Rosa Mota não foram esquecidos e o que escreveste é prova disso. Tu como muitos outros sabem quem eles são, o que fizeram no panorama nacional. É normal que com a idade não tenham a mesma resistência física para continuarem a exercer a actividade de outrora, e o facto deles serem convidados para assistir a jogos ou para darem a cara junto dos candidatos do PS nas eleições (Eusébio e Rosa Mota, respectivamente) é uma maneira de não serem esquecidos, já que, lembro, não têm idade para continuar a exercer a sua actividade física.
Agora as Mascotes, é um caso diferente. São bonecos e a tendência é sempre fazer um novo em cada época de jogos olímpicos. O Gil, esse ainda se tem aguentado... mas está visilmente a ser substituído, aos poucos, pelo amigo Vasco. As crianças d'hoje não sabem quem foi o Gil e a Docas mas sabem quem é o Vasco! Qualquer dia será a vez do Vasco ser substituído pelo Octo ;)
Enfim, meu amigo, nada dura para sempre mas quanto à tua ideia da série de desenhos animados com as mascotes todas eu acho que deves muito bem anotar.


P.S. Lembras-te da mascote do Nesquik... o cangurú!!! :D *****

Mós disse...

devo admitir que para mim as mascotes foram feitas para serem placadas!
ahahah
dá mesmo vontade...

e sim...muitas tendem a caír no esquecimento!
é a lei da vida...