quarta-feira, março 11, 2009

adeus tio

Sempre me considerei um sortudo em ter uma família como a minha. Somos amigos, somos unidos, somos família como todas deveriam ser. Sempre achei que fossemos intocáveis, perfeitos e felizes. O ideal de família foi-me transmitido da melhor maneira pelas melhores pessoas. Crescer e aprender com eles fazem de mim a pessoa que sou. E estou grato por isso. Amo os meus primos, amo os meus tios e tias, amo os meus pais, irmã e avós. Hoje foi um dia triste. Mais uma despedida precipitada. E isso dói que se farta. Dói a valer. Perder um pilar da família é dos sentimentos mais estranhos que posso ter. A família feliz, amiga, unida, intocável é abalada pela lei da vida. Sabemos que é assim. As pessoas nascem para morrer. Tudo bem, aceito. O que me fode a cabeça é perder um tio tão novo. E o que me fode ainda mais a cabeça é que não podemos fazer absolutamente nada contra isso. Sabemos da notícia e resta-nos esperar. E durante esta espera desesperamos. Ele está ali...mas já não o olhamos normalmente. Olhamos já com saudade. Com uma tristeza gigantesca. Com esperança. (In)felizmente esta espera, apesar de dolorosa, foi rápida. E o tio Luís já não volta. E a família fica mais pobre. Uma pessoa com um enorme coração, humilde, prestável, lutador, Amigo. Uma pessoa especial para nós. Para mim. Lá se vão os calduços na careca do Padreco, lá se vão as amoras do Picha Gorda, lá se vão as massagens nas nossas orelhas do tio Luís. E que saudades que vou sentir tuas...

"A amizade não se faz...constrói-se"
"Devagarinho aos remos que o mar está encrespado"

4 comentários:

Cláudia Gaminha disse...

Ricardinho, meu querido, meu amor, meu amigo...
Pois é, o Picha Gorda... infelizmente, convivi pouco com ele, mas deu para perceber que era uma pessoa muito afável e ternurenta que de todos gostava e todos gostavam dele, e muito. O pouco que conheci, recordo com ternura.
Não vou dizer que sei exactamente o que estás a sentir porque esta afirmação para além de ser um lugar comum, só tu sabes onde e quanto dói a tua dor. Por outro lado, se te disser: "sei o que estás a sentir", é verdade, de formas diferentes todos passamos pelas mesmas situações. Eu perdi a minha tia há apenas 2 meses e pouco e ainda me parece mentira... custa a encaixar. Tão nova, com tanto ainda para viver e de repente, em apenas um mês ficámos sem a tia Cidália.
Estava-me a lembrar de uma música do Caetano Veloso chamada "Dom de Iludir" que a certa altura diz: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..." e é isto mesmo, ninguém melhor do que tu sabe que ai vai dentro. Mas, posso dizer-te que estou ao teu lado e do teu lado, para o que der e vier. Juntos somos mais fortes e vamos aprender a viver melhor e a aceitar o que vier, nunca baixando os (a)braços. A vida não pode parar e temos que aproveitar ao máximo a companhia dos que amamos e lutar e apoiar os que ficaram! Mesmo os que partem ficam sempre vivos nas nossas memórias e continuam a dar-nos lições, é ou não não é? :)
"A amizade não se faz...constrói-se"
"Devagarinho aos remos que o mar está encrespado"

Ninguém cá fica para sempre é lei da vida, o que temos que fazer é: viver, viver, viver!!

Quando eu passei por uma situação semelhante, lembras-te de me teres mostrado o filme do Rei Leão? Lembras-te de me ensinar a gritar "Hakuna Matata"?! :) Então dá-me a mão e grita comigo: Hakuna Matata!!!

(as amoras do tio Luís tinham aroma de amor e sabor a miminhos)

abraços e beijinhos

- - * ´L´,

Anónimo disse...

Pois é, lá se foi o padreco! =( realmente é muito triste ver uma pessoa partir,ainda mais quando é uma pessoa como o tio Luis. sempre pronto para ajudar toda a gente, dava tudo a todos, brincava connosco, deixou-me partir-lhe duas costelas com um moshhhhh, as pancadinhas na careca, as festinhas nas orelhas, a tarte de limão, as amoras, os petiscos,as férias em conjunto e muitas outras coisas. são estas grandes recordações que nos deixam com um grande sorriso e é nisso que temos de pensar, pois foram estes grandes momentos que fazem de nós pessoas muito felizes. além de tio e padrinho era um grande amigalhaço e vai estar sempre nos nossos corações e havemos de contar aos nossos filhos a pessoa maravilhosa que ele era. Tio Luis, partiste, mas acredita que estarás sempre dentro de nós, pois jamais te esqueceremos. Foste e serás sempre o nosso padreco e cm tu dizias: "a amizade nao
se faz...constroi-se! e esta nossa amizade vai durar para sempre.
Vamos seguir a vida e aproveitá-la ao máximo, recordando sempre estas lindas pessoas que partem.
Resta dizer-me que amo toda a minha família e o que mais desejo é que ela nunca se separe.

Anónimo disse...

tetão o picha gorda estará sempre lá, connosco, nos bons e especialmente nos maus momentos!
As festinhas nas orelhas vão deixar saudades, mas os genes esses perduram no paxaxão!
Todas as boas recordações com ele são boas o suficiente para acalmar a dor da sua ausência.
Tudo o que era fica como exemplo para as nossas vidas no futuro e o consolo de o ver a sua grandeza reconhecida por tanta gente é algo que nos preenche verdadeiramente!!
E percebo o que dizes quando falas do pilar...sem dúvida senti que me cortaram um braço!
Mas unidos?! isso seremos sempre...
beijocas no suvaco e abraço apertadinho!

e digo-te mais..."mostrem às putas o que são os cabrões!"

amo-vos muito, nao se esqueçam disso!
**nichon**

Russo disse...

Grande Pixa Gorda!! Poucas vezes tive com ele..mas depressa se aprende a gostar e admirar uma pessoa assim. Xavi.. às vezes levamos com cada porrada da vida.. que ficamos um pouco á deriva.. e durante alguns dias quando nos levantamos a primeira coisa que nos apetece fazer é voltar pa cama! Com tempo a dor vai passando, e as saudades vão ficando.. ui essas são eternas!
Cada vez que saborear uma tarte de limão ou temperar alguma coisa com uma folhinha de louro.. vou me lembrar dele!

À tua Picha Gorda!!

Russo