terça-feira, abril 21, 2009

red alert

Se há coisas que eu gosto de recordar da escola primária são: o elogio da professora aos meus desenhos; mexer na plasticina; jogar ao berlinde no recreio; fazer ditados; ouvir o Hélder a ler um texto...e a pontuação ("o João foi à escola vírgula e fez uma composição ponto final parágrafo"). Se há coisas que eu não gosto de recordar da escola primária são: os puxões de orelhas da professora; ir ao quadro; pedir à professora para ir à casa-de-banho; levar porrada no recreio; não poder escrever com tinta vermelha. Sempre achei esta última a maior parvoíce de todas... não porque não faça sentido, porque até faz, visto que o vermelho é a cor com que os professores (geralmente) corrigem os ditados, composições, cópias, exercícios e por aí a fora. O que me irrita é que a malta adulta nos dizia que não podiamos escrever a vermelho porque significava que estavamos a mandar a pessoa à merda. Era expressamente proíbido escrever com tinta vermelha, pois seria uma ofensa para a professora. Por causa desta piadinha de mau gosto por parte dos adultos, lembro-me de sofrer horrores cada vez que utilizava a tinta vermelha em mais de uma linha seguida! Os colegas do lado olhavam, avisavam-me que eu não podia, que iria ser expulso da escola, ser julgado e punido com vários castigos, e talvez chegasse à pena de morte. É claro, eu lá me assustava e toca de apagar com a borrachinha azul (especial para canetas e que arranhava tipo cimento). Agora que olho para trás, gostava de ter escrito mais a vermelho, isto porque há sempre alguém que merece ir à merda.

8 comentários:

Cláudia Gaminha disse...

ahahah! lindo!!!
Não só desenhas muito bem como escreves muito, muito bem. Gosto de te ler. Um dia, quando esses teus dois talentos se juntarem, vai nascer um livro muito engraçado, onde todas as cores serão possíveis!

aquele abraço *****
Queláudia

Mós disse...

agora é a minha vez de o dizer, mas... "não sou desse tempo"!
LOL!

a mim só me disseram que não podia escrever a vermelho pela razão lógica que tu enunciaste! (o facto de ser a cor que os profs utilizam para corrigir e dar notas)

a mim bastou-me! nunca fui muito esquisito com as cores também!
só não gostava de usar nada mais para além de preto, azul, verde e vermelho, pois era tudo... bem... cor de rapariga! :P

na altura era tudo tão simples...
*suspiro nostálgico*

Sofia disse...

Uma vez aconteceu-me uma situação curiosa por causa dessa história de escrever a vermelho.

Eu lidei com uns colaboradores holandeses da empresa onde tou agora e eles respondiam diversas vezes a emails com palavras a vermelho e sublinhado. Toda a gente pensava "Foram-se! Aqueles gajos são uns filhos da mãe do caraças!!" ... especialmente porque as palavras a sublinhado e a vermelho eram as respostas às nossas perguntas. Parecia que tinham má vontade em ajudar! LOL

... E era mesmo só uma questão cultural! Os desgraçados pensavam que nos estavam a tornar o conteúdo mais visível e mais claro, quando toda a gente pensava que eles nos estavam a dizer nas entrelinhas que nós éramos uns chatos do caraças de lhes fazer aquelas perguntas!

Aquilo ainda causou uma certa bronca... a malta do norte quando se chateia... =P Saiam da frente!

... Elá coisas!

Beijinhos! :)

Mós disse...

"Os desgraçados pensavam que nos estavam a tornar o conteúdo mais visível e mais claro, quando toda a gente pensava que eles nos estavam a dizer nas entrelinhas que nós éramos uns chatos do caraças de lhes fazer aquelas perguntas!"

portugal VS países desenvolvidos

(sem querer insultar, claro! até porque eu provavelmente pensaria o mesmo... mas tinha que salientar as diferenças culturais e profissionais! até numa simples respota a um email se vêm destas coisas!)

Cláudia Gaminha disse...

Caros, neste caso, não é uma questão de atraso cultural mas sim de diferença cultural. A simbologia e significado da cores é uma das coisas que muda, e muito, de cultura para cultura. Não há melhores ou piores. Cá a cor que simboliza o luto é o preto, mas há países onde é o branco, noutros o roxo...
Para nós o vermelho tem um significado, para os chineses, até por questões políticas tem outro...
Há até culturas que têm mais de uma dúzia de brancos diferentes, etc., etc, e tal.
Falar ou escrever sobre este assunto dava "pano para mangas", é muito interessante!
Quem trabalha na área de design, como é o meu caso, o do Ricardo e acho que o caso da Sofia, sabemos o quanto é importante ter em conta o significados das cores quando estamos a comunicar. Como tal, eu diria que nem os holandeses foram mal educados, nem os portugueses agiram de má fé. É uma questão de estarmos mais atentos às diferenças! ;)

p.s. Mós, se te interessa o tema há coisas interessantes sobre psicologia das cores, semiótica, etc. :D

Sofia disse...

Sou designer sim senhora!... E confesso que receber um email com letras a vermelho e sublinhado, causou-me uma certa aversão da primeira vez! Pensei que eles estavam MESMO CHATEADOS! lol nem tive vontade de ler... Depois de se explicar que o vermelho é considerado agressivo para nós, eles começaram a escrever a verde fluorescente...e (isso sim!) agride MUITO os olhinhos desprotegidos em frente ao monitor! :)
Há cores para tudo e entre o vermelho e o verde-fluorescente...sobre branco dói muito menos o vermelho.

X. disse...

mas se os holandeses estavam a corrigir...faz sentido que seja a vermelho e que ninguém fique magoado. Paz e amor, não matem os caracóis.

Mós disse...

Não estava a implicar atraso cultural. Nem que alguém agiu de má fé.
Apenas o simples facto de eles preferirem o prático ao "simbólico"!
Penso que eu também deveria ser assim!
É claro que neste caso não se aplica, pois já expliquei que nunca me ensinaram o "significado alternativo" do vermelho!
Mas para tudo o resto é perfeitamente válido!
É como a história de certos comentários como: "se estão em portugal falem em português!"
Porque raio havemos de ser assim? Se conseguimos comunicar numa mesama língua para facilitar a comunicação, porque não?
Claro que não estou a dizer que só deva existir uma língua no mundo... nada disso!
As várias identidades são para se preservar e defender!

Creio que passa tudo pela educação... Mais umas gerações e talvez tudo entre nos eixos! Já não deve é haver verde para expelir oxigénio no planeta, mas isso... "são contas de outro rosário!" (nem acredito que usei esta expressão! ahahah)


PS- e agora que penso nisso, se calhar era mesmo atraso cultural, mas há que ser objectivo... Portugal encontra-se atrás dos colegas europeus! Só ganhamos aos pontos na gastronomia! :P
(temos muita coisa boa, é certo, mas concentremo-nos em estatísticas para o efeito! acho que estavamos em penúltimo lugar na europa dos 15 a nível de desenvolvimento)