quarta-feira, agosto 17, 2005

a humilhação do animal, a ignorância do ser humano.

Já há uns anos que se realizam em Cascais as festas do mar, e numa das tardes a praia torna-se o alvo das atenções. Não para ver futebol de praia, não para ver alguma prova dentro de água, mas sim para ver 200 ótarios a fugirem de uma vaca... O animal sai apressado para a areia e começa atrás destes grandes heróis. Estes fogem a sete pés, atiram-se para a água e escondem-se atrás de barcos. A estupidez máxima começou. A vaca está confusa, assustada e parada a olhar para todos os lados. Como ela não se mexe começam alguns ótarios a atirarem areia para atiça-la e convida-la a dar-lhes uma cornada nas nádegas. A vaca resolve correr e com sorte consegue apanhar um, ao qual dá uma sova bem dada. É claro como o bicho está em desvantagem todos os 200 ótarios correm em direcção à vaca na tentativa de salvar o amiguinho, que nesta altura já está esborrachado e cheio de ematomas e areia no corpo todo. Agarram a vaca por todos os lados, puxam-lhe o rabo, dão-lhe pontapés e chapadas e o público aplaude! O homenzinho consegue sair dali, e todos se afastam à espera que ela ataque outra vez. Qual será a piada disto? Porque atrai tanta gente? Estou seriamente a pensar escrever uma carta à camara municipal de Cascais, na qual vou colocar uma lista de novas atracções, para melhorar a festa! Em vez de vacas podiam por leões na praia atrás das pessoas, arame farpado nos muros (para não conseguirem fugir), e alguns crocodilos à beira de água. Também pensei em minas espalhadas pelo areal, mas não sei se teremos orçamento para isto tudo. Enfim, acho que as coisas ficavam mais equilibradas entre o animal e o homem. Aí sim, eu levantava-me e batia palmas. Ah, e se alguém saisse de lá com vida ganhava um excelente prémio! Uma batedeira electrica ou umas panelas. Cascais ia ficar a ganhar com certeza.

4 comentários:

Anónimo disse...

O ser humano é limitado, tantas coisas melhores para fazer, e o que é bom é masacrar animais (se bem que pensarmos em tudo que fazem aos pobres bichinhos, esta é uma regalia), como todas as tradições vai ser bem dificil caabar com elas mesmo que se esteja a fazer mal. A desculpa é sempre a mesma, é uma tradição muito antiga. E dai?! Se fosse tradição sacrificar pessoas, com certeza que ja não existiria a muito mesmo muito tempo, com a desculpa dos direitos humanos. E o direito dos animais? Só porque os bichinhos não sabem falar e jogar a bola ja não tem direitos.
Espero que isto mude!
Acho que a tradição devia ser melhorada, um toro adulto para cada homem, e sem protençao nos cornos, mano a mano, braço a braço, assim sim era uma batalha justa.
Emfim...

Anónimo disse...

Penso que a melhor palavra para descrever esta actividade circense sem qualquer tipo de piada, é essencialmente humilhação. Esta huimlhação não é sofrida somente pela vaca ou touro expostos a não sei quantas pessoas que, devido à ignorância que a nossa sociedade padece, fazem verdadeiras peregrinações dignas de um verdadeiro portuguezinho, que é acompanhado de toda a trouxa para assitir a uma violação dos direitos dos animais. Na verdade, quem vai assistir a um crime deste deveria pensar bem naquilo que faz porque a nivel intelectual precisa actualizar alguns dados...é através destas romarias que assitimos ao verdadeiro estado do nosso país e a dificuldade que temos em avançar no sentido de um portugal melhor.
As próprias pessoas, exclusivamente machos, que se encontram no areal, nem sequer imaginam que no fundo elas própias também estão a passar por uma humilhação tremenda ao praticar as acções que são praticadas neste dia, já que uma pessoa com dois dedos de testa, julga negativamente tal acto e é capaz de soltar uma ou outra gargalhada quando aquele que sofre é o humano e não o bovino.
penso que o ser humano nao é limitado, ele próprio limita-se...e falando de tradições, esta é uma actividade que agrada a um grande numero de pessoas, visto a maioria da população gostar e defender aquilo que não implica grandes pensamentos e atitudes.
So espero é que a geração à rasca se mexa e não caia no erro de continuar a defender aquilo que merece ser desprezado e excluído.

Anónimo disse...

Aquilo que se faz em Cascais, e em Barrancos por exemplo, comparado com o que se faz com as vacas (e não só obviamente) que vemos no Jumbo e Continente e etc etc, NÃO É NADA. Já vi várias reportagens na TV a denunciar essa situação, imagens chocantes, a maneira como transportam os animais em contentores, como se de caixotes fossem, e depois, cruelmente é espetada uma faca nas suas gargantas degolando-os a sangue frio. Depois, lá vamos nós todos contentes comprar aqilo e levamos pa casa, tudo feliz e contente. Se é escandalo o que se faz em cascais, muito pior é o k se faz por todo esse mundo dito..civilizado. Concordo que poderiamos começar por algum lado, e deveria-se acabar com essas estupidezes de praças de touros, mas há coisas bem piores que o ser humano ainda terá de repensar. mas se não se der um primeiro passo em nada....

Anónimo disse...

AH CARAGO TOURADAS É QUE É! AQUILO SIM, SAO HEROIS! E É TRADIÇAO, PORRA!
beh. nao tenho nada a dizer a respeito disso. é uma coisa que de tao estupida que é nem deveria sequer ser imaginada, quanto mais praticada no sec. xxi. portugal no coraçao!
quanto ao resto... falar é bonito mas agir é que nada. ah e tal coitadinhos dos animais, mas um bifinho com natas calha sempre bem. enfim.