quinta-feira, junho 08, 2006

o flashback mentiroso

A nossa vida é feita de lembranças, sejam elas boas, más, mal cheirosas, gordas ou ásperas. Passamos num sitio e o nosso cérebro transporta-nos logo para uma determinada situação, passada ou não naquele local. É como se voltássemos a reviver o momento, de uma maneira um pouco dispersa a nível de sentidos, mas concreta a nível de sentimentos. Apesar desta falha de sentidos, nomeadamente o olfacto, o tacto, o paladar e a audição, a visão é o único sentido que conseguimos reviver da melhor maneira. Conseguimos imaginar a ponte tal como ela era, ver a cara das pessoas, olhar para o céu que estava azul, resumindo, tudo o que estava ao alcance do nosso campo visual. A questão que fica é a seguinte: Porque é que nos filmes e nas novelas, quando alguém tem um flashback, imagina sempre uma cena já gravada, com a personagem já incluída! Passo a explicar, vemos uma cena em que uma rapariga tropeça numa casa de tremoço, e que vai direitinha ao chão, mas no último segundo um jovem loiro e de olhos azuis consegue agarrar a rapariga, e não a deixa estatelar-se no chão. É aqui que a química desabrocha, os olhares ficam colados um ao outro e com sorte ainda há um beijinho (sem língua). A cena dá lugar a outra, mais tarde a tal rapariga está a limpar o chão do quarto, vê uma casca de tremoço, de repente olha para o infinito: a imagem fica toda branca e qual é o flashback que ela tem? É o nosso flashback! O do nosso campo visual e não do dela! A mesma cena, igualzinha à original! Mas será que ninguém se lembra de filmar o que ela viu realmente? Os olhos dela deviam ser a câmara de filmar, logo devíamos ver um passeio, um tropeçar, um chão e uma casca de tremoço a ficarem mais próximos, um jovem a agarrar e a levantar, e por fim os olhos do rapaz! Por acaso gostava de visualizar as minhas lembranças assim, cheias de ângulos e a ver-me como estava. A culpa é dos tremoços.

3 comentários:

Maria João disse...

LOL! Eu já tinha pensado nisso!! É incrível como nas novelas as personagens têm a capacidade de se verem a elas próprias, ahahahahah!! Eu não me importava nada que o meu campo visual fosse como o delas... ainda por cima eu, egocêntrica, vaidosa que até chateia, que estou sempre a olhar ao espelho... e muitas vezes tenho de ter outro para ver como fico noutras perspectivas que não alcanço, ahahahah!
C'est lá vie mon amie :P *****

Anónimo disse...

epah...estes tremoços de hoje em dia...

mas por acaso é promenor que nunca tinha reparado... acho que o que querem representar é o facto de ela imaginar a situação toda e tentar vê-la (a situação) na 3º pessoa

betinha disse...

anteontem fui ver o Código da Vinci e não pude evitar lembrar-me deste post, dada a quantidade de flashbacks. Mesmo a propósito! ;) Mas por acaso neste caso até há exemplos dos dois tipos.:P