sexta-feira, junho 02, 2006

a bela bandeira

Estamos em altura de campeonato do mundo de futebol e como não poderia deixar de ser, a bandeira nacional invadiu janelas, varandas e terraços. Sinceramente não acho muita piada a essa febre, mas também não quero falar disso agora. É um caminho muito fácil e ia acabar por ficar deprimido. Do que quero mesmo falar é da bandeira. Da nossa bandeira! A bandeira que serve para pendurar no estendal, a mesma que fica cinzenta de andar presa no tubo de escape dum automóvel, aquela que fica rasgada e amarelada depois de tanto tempo ao ar livre, a tal bandeira que é puxada e atirada ao chão depois de uma inauguração de uma estátua ou instituição. Normalmente as bandeiras são bastante simples, duas ou três cores e acabou. Não digo que sejam bonitas, mas comparadas à portuguesa conseguem dar-me um sorriso na cara. Adiante, a nossa bandeira é feia. Ninguém pode dizer o contrário. É um facto. O vermelho e o verde não combinam. Dizem que o vermelho representa o sangue derramado em batalhas, mas será necessário aquele vermelho? Verde é a cor da esperança, e essa é a última a morrer...mas também morre. O brasão de armas de Portugal também não tem futuro nenhum...a esfera armilar é muito complexa, o escudo português contém cinco escudetes azuis com bolinhas brancas e à volta deste estão os sete castelos amarelinhos em fundo vermelho, que em nenhuma bandeira são iguais! Já vi castelos que se parecem com templos chineses. Uma bandeira verdadeiramente portuga que faz lembrar um belo cozido à portuguesa, cheio de coisas que não combinam umas com as outras...bem, a diferença é que o cozido resulta no fim.

5 comentários:

Anónimo disse...

"devia ser azul e branca" não é?

ahahahaha

pah eu por mim é-me indiferente,no parque eduardo VII existe uma bandeira de dimensões astronómicas e só passado dois semestres é que reparei que tamanha coisa andava por aqueles lados ^^

xlifes disse...

Talvez pela primeira vez neste blog não podia discordar mais de ti!
Acho a nossa bandeira uma das mais bonitas. Acho feias sim, aquelas das riscas verticais ou horizontais, todas iguais entre si!
Parece que não houve imaginação para fazer bandeiras e um primeiro gajo fez uma com riscas verticais, o segundo com horizontais e todos os outros imitaram. São bandeiras só com cores, muitas delas sem grande simbolismo... as cores são sempre as mesmas: azul, branco, vermelho. Peguem num atlas e contem quantos paises têm bandeiras com essas três cores!

A nossa bandeira tem uma combinação de cores pouco comum. Tem símbolos que contam um pouco da nossa história. Tem significados. E fica linda a balançar contra um céu azul! :))

Maria João disse...

Por acaso, a Luisa tem uma certa razão, relativamente à nossa história estar, de certa forma, representada nela... mas, também, não é que vá muito á "baila" com a nossa bandeira, especialmente desde o Euro 2004. Creio que, no meu caso houve uma espécie de saturação visual. Ainda há pessoas que as têm desde dada altura e não as tiraram das janelas. O que é que se vê, então? Bandeiras mal-tratadas, quase sem côr, rotas, expostas às intempéries durante 2 anos... isto para dizer o quê? Para mostrar aos que passam na rua que X família da X casa ainda apoia a selecção? Acho isso desnecessário e visualmente feio.

Anónimo disse...

eu por mim a nossa bandeira era toda preta em forma de luto pelo estado que os nossos governantes levam o nosso lindo portugal lol.

Maria João disse...

Agora que leio o comment do cranio, também, de certa forma, ele tem razão... infelizmente :|