terça-feira, junho 27, 2006

o gosto discute-se

“O gosto não se discute”. Quantas e quantas vezes ouvimos esta frase nas nossas vidas? Acho que o exemplo mais notável é a nível cultural. O gosto não se discute? A merda é que não se discute! Vão-me dizer que quem gosta dessas novas bandas feitas às três pancadas tem algum gosto? São essas pessoas que me vão dizer que o gosto não se discute? Basta de ignorância e vamos assumir os nossos gostos! Gostam, tudo bem. Mas porquê? Conseguem explicar? Cada um come do que gosta, mas será que esta desculpa do “gosto não se discute” se vai manter para abafar bandas sem o mínimo de qualidade que se limitam a plagiar e a roubar músicas, ou mesmo o incentivo à violência e à destruição? Esta desculpa ainda pega? Muito sinceramente, se o gosto ainda não se discute, deveria começar a discutir-se! Não para insultar a pessoa, ou para deitá-la abaixo, mas sim para absorver informação e para ouvir uma explicação do porquê. A sério que gostava mesmo de saber as razões que levam as pessoas a irem por tais caminhos (que decerto não serão por motivos sociais como o medo de rejeição em grupos, ou a solidão, longe disso cofcof). Como já disse, cada um come do que gosta...é pena é que só comam o que lhes dão. Isso é que me faz confusão e que me revolta. Podem-me até dizer que aquela música é engraçada e que gostam dela, mas adianto já que é mentira. Aposto que nunca se deu ao trabalho de ir ver a letra, de ver o lamechas e inútil que aquilo é, e que realmente só o é para ganhar dinheiro (que mais?). Passa-se o mesmo com filmes, séries, programas, álbuns, livros e obras de arte. Já é normalissimo (infelizmente) irmos a uma exposição de um artista qualquer e alguém dizer: “Não gosto muito deste artista, prefiro mais o outro” ou “Aquela mancha de tinta e rabiscos? Aquilo também eu fazia!”...pois, mas não o fez, e se não gosta é porque não conhece. Também torço o nariz a muita coisa, mas é normal porque não conheço. É preciso haver uma preparação, uma recolha antes de nos atirarmos de cabeça a algum objecto de cultura. É óbvio que nestas torções de nariz (e é grande) consigo avaliar coisas realmente más, de qualidade medíocre, mas aí sou o primeiro a dizer: “Que merda é esta?”. É claro que não me quero armar em superior nem manipular ninguém (se bem que às vezes....). Concluindo, o meu concelho é Cascais, mas o meu conselho é o seguinte: Comam o que quiserem. Certifiquem-se que não é merda. Vocês vão saber.


PS. Morte aos D’ZRT e afins. Um bem haja.

8 comentários:

Anónimo disse...

pois...eu cada vez que pergunto á minha prima porque gosta de D'zrt parece que a estou a ofender ou algo do género,quando na realidade só gostaria de entender o porquê...

mas olha que ás vezes não é preciso fazer-se grandes "estudos" das coisas para uma pessoa poder afirmar se gosta ou não daquilo que vê e ouve, por exemplo nos easyway eu não os conhecia e depois de os ver no Lous passei a curtir dos bacanos (pelo menos ao vivo),no entanto ainda não ouvi o alum novo deles :P

acho que há coisas que tu dizes logo se gostas ou não logo com um 1º contacto,neste caso foi a música que ao ouvi-la deu-me para abanar um pouco o capacete e curtir do momento :)

mas isso dos "gostos não se discutem" acho que devia ser utilizado apenas se conhecer o porquê do gosto da outra pessoa,pois se após isso continuarmos a não gostar então sim podemos dizer: "bom...gostos não se discutem!" ;)

sandrovscky disse...

os miúdos todos gostam de D'zrt! não se percebe bem porquê... mas a verdade é essa! é o que a televisão passa, é que os pais deixam passar... sei lá!
será que um dia vamos ter mão no que os nossos putos vão ouvir ou deixar de ouvir? quem diz ouvir, diz ver e ler! etc etc etc
o gosto muda ao longo do tempo, vai ficando mais apurado! e os D'zrt são substutídos por outros quaisquer!(às vezes não... há casos perdidos :P)
se queres que te diga chateia-me mais que os putos agora sejam gordos por estarem demasiado tempo em casa a ver Tv e a jogar computador! TOCA A MEXER!

acho que o gosto se discute, mas com limites! não vale a pena dissecar o assunto. até porque há coisas que não sabemos bem porque é que gostamos!! gostamos e pronto!:)

ora boa noite!

Anónimo disse...

"até porque há coisas que não sabemos bem porque é que gostamos!! gostamos e pronto!:)"

pois...lá está isso aplica-se ao amor,há amigos cujas namoradas nós não compreendemos o que eles vêm nelas :P

e aí é mesmo: gostos não se discutem ^^ ("a beleza está no olho de quem a vê")

X. disse...

lol, isso é óbvio. Quando gostamos de alguém não temos de explicar o porquê, estamos a lidar com sentimentos e emoções, estamos a falar de pessoas. O gosto que falo é o gosto cultural.E nada mais. Como alguém dizia..."O gosto educa-se".

Maria João disse...

"até porque há coisas que não sabemos bem porque é que gostamos!! gostamos e pronto!:)"

lá está... a tal subjectividade!! :P

X. disse...

chiça...voltamos ao mesmo. A nivel cultural não. E se gostamos de uma obra sem a conhecermos, é a mesma coisa que não gostarmos da obra sem a conhecermos. O gosto discut-ese, e acho que está mais que provado aqui neste espaço de debate. Pelo menos discutimos sobre o gosto!

Anónimo disse...

"O gosto discut-ese, e acho que está mais que provado aqui neste espaço de debate. Pelo menos discutimos sobre o gosto! "


ahahaha good point :P ^^

Mauro Pereira da Silva disse...

Interessante seu texto. Mas certamente o gosto é baseado no Ser (formação, criação, cultura). Algumas pessoas preferem o fácil; outros preferem o mais rebuscado. Enfim ....