domingo, outubro 07, 2007

porque sim

Apetece-me escrever. Cá vai disto.

Mais uma noite a queimar pestanas de maneira inútil. Dou umas palavrinhas com amigos ao som de Seu Jorge, nas suas studio sessions do "the life aquatic". Lamechas ou não, é o tipo de música que me faz parar e pensar. E quando paralisamos e pensamos é bom. O sentido da vida, a imensidão do espaço, a nossa auto-pseudo-depressãozita que anda ali escondida, o bem estar, a puta da ansiedade...falta o copo cheio de alguma coisa que arda na garganta, para este momento que é mágico, pessoal e intransmissivel estar completo. Disseram-me uma vez que a minha felicidade era coisa de se invejar. Senti-me feliz por isso. A morte apesar de ser dolorosa para quem fica, é natural e como tal, tem de ser levada...naturalmente. Aposto que Jesus até era um gajo porreiro. É pena que a imagem do fulano tenha sido manchada por esta campanha sensasionalista católica que dura há anos. Para quem não sabe fui baptizado, mas isso para mim é como levar com merda de pombo no ombro...aconteceu e pronto, há que seguir caminho. Se há pessoa de que eu gosto é de mim. E no outro dia concluí que não tenho inimigos...isto é, na minha lista pessoal. Não sei se estou incluido nalguma de outra pessoa. Se estiver não me importo. Também já me chamaram de egoista. Sim, um bocado. Gostava de ter tido mais tempo com certas pessoas que já não voltam, mas pronto, fica a memória. Enquanto essa permanecer tudo bem. A ideia de futuro é parva, porque é utópica. Vivemos no presente e nunca vamos atingir o tal futuro...estúpidos. Ter noção que os dias passam depressa é uma sensação aterradora. O dia de hoje passou e não volta. O dia de hoje, ontem foi futuro e amanhã vai ser passado. Bom, a verdade é que ele passou. E o que interessa é que foi bem passado. E teve um destes momentos de reflexão, num panorama quase perfeito. E isso sabe bem.

25 comentários:

sandrovscky disse...

:)

Mós disse...

os dias a passarem depressam assustam sim sanhore! os dias e os bons momentos...
ficas a desejar que durassem mais tempo,mas contentas-te no facto de que foram bem passados!
no fim uma sensação de bem estar e nostalgia instala-se.
ahaha essa do alcool é mesmo toque a edgar allan poe! ou então ele é que tem um toque humano!
quantas teorias e reflexões (não interiores) já não surgiram durante uma tarde ou noite bem regada?
o alcool faz bem! (lol...)

Anónimo disse...

Acredita que saberes que te levantas (praticamente de noite) e chegas a casa após um dia de trabalho, de algo que nem é o que tu mais gostas, já com o sol posto, é de facto algo que me tem feito pensar, e a ver que estou a desperdiçar a minha vida, só 1 que tenho..e é gasta assim. de qualquer forma se assim não for, como satisfazer os sonhos pessoais? (amor e uma cabana infelizmente não dá no sec. XXI) é aterrador passar os dias, com objectivos pessoais que requerem tempo, tempo esse que a cada minuto que passa, é menos um minuto que temos. A vida não é justa e cada vez gostaria mais de largar tudo e viver, não sobreviver. A vida é curta e não a podemos viver no seu verdadeiro sentido. é triste

X. disse...

O viver que tu falas, acho que todos passamos ou passaremos pelo mesmo. Não me estou a ver todos os dias feliz a ir para o trabalho (por muito que ele me dê muito gosto), porque realmente tira-nos tempo para muita coisa. É claro que se não fosse o trabalho, não haveria dinheiro, logo não haveria vicios...infelizmente. É tudo fruto desta sociedade e deste mundo em que habitamos. Quanto a isso nada a fazer. Lutar para mudar o mundo é demasiado cansativo, demorado e na maior partes das vezes não dá em nada. Resta-nos viver um dia de cada vez (como o Toninho afirma,lol), e aproveitar momentos, sejame stes com a namorada, familia, amigos ou no trabalho. Life is life...

X. disse...

Ah, e só mais uma coisa que um tal de Oscar Wilde disse:

"A vida é demasiado importante para ser levada a sério"

Anónimo disse...

Longe de mim querer mudar o mundo, as pessoas que querem passar 40 anos a levantarem-se as 6 da manhã, trabalharem o dia todo e ao fim do dia regressar já de noite a casa, jantar e dormir porque já nao consegue fazer mais nada (isto acontecerá a quantos milhares de pessoas em PT?) isso é com elas, so queria era quando estivesse no leito da morte poder olhar para trás e não ver uma vida de arduo e cansativo trabalho e alguns momentos de felicidade, mas uma vida de felicidade e empenho numa actividade gratificante. Hoje em dia isto, infelizmente, é pedir de mais..

X. disse...

Será assim tão utópico? Não me parece...nem quero acreditar nisso, lol. Felizmente existem os fins de semana que parecendo que não servem para muita coisa. E se não temos uma vida boa depois do trabalho, já em idade de reforma..pois, aí já é com os senhores lá de cima! O povo português não tem saúde, e quando chega a uma idade onde supostamente tem o resto da vida para aproveitar, viajar, fazer o que bem quiser...simplesmente não pode! Porque está a ver as tardes da Julia e o Programa do Goucha, e a comprar comprimidos e afins para a saudita...Já noutros paises, a situação é diferente. Vais a Lisboa e vês x's casais de holandeses, alemães, suecos com os seus 70 e tal anos a andarem alfama acima e bairro alto abaixo porque PODEM! Mas pronto...somos nós a juventude, e somos nós que temos de lutar pela nossa qualidade de vida.

xlifes disse...

É assustadora a forma como o tempo passa, sim... penso nisso não raras vezes e fico aterrorizada. Mais um dia, mais outro, depois outro... Acho que o truque é saborear cada um. Um pouco um cliché eu sei, mas é mesmo isso. No fim de cada dia não vamos achar que ele foi o melhor. Nem podemos fazer como diz o ditado e vive-los a todos como se fosse o último. Mas podemos tentar que cada um seja fixe e que tenha pelo menos um sorriso, nosso e de alguém amigo :)

Quanto à questão do trabalho. Trabalho há já um ano e 7 meses. Quase não senti o tempo passar e demorou prai um ano até acordar um dia sem muita vontade de ir! E a falta de vontade nem se prendia com não gostar do trabalho mas sim com o cansaço que se fez sentir por ter passado um ano inteiro a estudar e trabalhar ao mesmo tempo, com um monte de outras responsabilidades pelo meio!

Eu gosto de ir trabalhar todos os dias! Sei também que tenho sorte em estar a fazer algo que gosto, num local espectacular. Quando é assim dá gosto!
Claro que se pudesse escolher passava a vida a viajar e a comer gomas :P lol
Mas acho que o fardo do trabalho depende, para além de outras coisas, da forma como o encaramos.
Eu vejo-o essencialmente como um meio para um fim. Neste momento é um meio agradável e que me dá gozo. Por isso acho que tenho mesmo muita sorte.
Nem sempre é assim, eu sei. Mas encarar esta nova realidade do trabalho como algo mau e que temos que aguentar 8 horas por dia não me parece ser a melhor maneira de suportar o inevitável.
Quanto aos fins-de-semana são bons sim e sabem cada vez melhor ;)

xlifes disse...

Ah, um Ps: gostei do post. De teres falado só porque sim, de várias coisas tuas ;)

Mós disse...

eu acho que o essencial é ter-se u m bom ambiente de trabalho,no qual sejamos felizes oo pelo menos nos dê o minimo de gosto em ir para lá!
para além aqui da xlifes temos o caso do BA!
portanto acho que mais vale esperar um pouco e arranjar algo em que tenhamos a sensação de ser um bom sítio, do que estar a agarrar logo a primeira oportunidade e ter grande parte dos dias da semana infelizes!
é óbvio que isto é talvez uma visão demasiado cor-de-rosa...

...a malta tem que ganhar algum e como não percebo muito de contractos não sei se podes começar num sítio e se dali a um mês encontrares algo que te agrade mais,se podes mudar ou não...

bom,eu irei tentar quando surgir a minha altura!

até lá resta-me desejar boa sorte aos que vão entrar agora para o mercado de trabalho e aos que já enfrentam esta dura realidade á uns tempos!

a todos...saudações mosianas!

Maria João disse...

A vida é incerta e a morte é certa, portanto, a certeza que eu tenho é que à vida que me resta viver quero atingir objectivos que nunca saberei se serão possíveis de concretizar... um de cada vez e logo se verá.

Anónimo disse...

Eu não gosto de ir trabalhar, a fazer o que neste momento faço! Confesso e não tenho problemas em dize-lo. Sou peremptorio em dize-lo que apenas lá estou, tendo inclusive assinado recentemente contrato, basicamente pelo vencimento e regalias inerentes. Porque não me despeço? A vida cor de rosa com passarinhos já lá vai..e não quero viver com os meus pais para o resto da minha vida. Sei que o que faço agora, é um trabalho exigente, que requer atendimento ao público em assuntos que não me sinto a vontade.

Digamos que neste momento não quero desistir, apesar de o poder, dado que não tenho responsabilidades nenhumas mas não o vou fazer.

Anónimo disse...

PS: apesar de tudo, está a ser uma experiencia extremamente enriquecedora, e não estou arrependido de lá estar. A falta de melhor....

Mós disse...

crânio:
se não é indiscrição...
se agora aparecesse uma oportunidade de trabalho que te oferecesse rendimentos iguais e regalias equivalentes, tu poderias anular esse teu contrato e mudar para o novo emprego?

seja como for,era como dizia,um gajo não pode ficar toldade com lentes de contacto cor-de-rosa, temos que ter o nosso ganha pão e cada um acho que tenta sempre arranjar o que é mais vantajoso para si!

mesmo que não se goste,há smepre sacrifícios a fazer!

X. disse...

Eu se fosse o manda-chuva disto tudo, criava tudo outra vez. Em vez duma sociedade onde tivessemos que batalhar diariamente para sobreviver e chegar a uma boa vida na reforma, punha os reformados a trabalhar para o mundo! Nunca trabalhavamos até aos 65 anos...era sempre a viajar, beber, curtir com os amigos, basicamente viviamos. Chegados aos 65 anos tinhamos de prestar contas...começavamos então a má vida. Plantavamos umas batatas e uns agriões e estava feito o contributo para esta sociedade. Meter a terceira idade a trabalhar é a minha ideia para uma sociedade perfeita.


Sei que esta teoria tem muito mais para dar, mas não estou com cabeça para aprofundar a questão..um dia explicarei. Prometo.

Mós disse...

voltavamos ao mesmo...
meio mundo a alimentar outro meio mundo...
isto é, em áfrica raras são as pessoas que sobrevivem até aos 50(?), 40(?)...
a não ser que o "reset" que mencionas seja total!
novo mundo,novas condições,etc...
mas aí acredito que lixavamos todo outra vez!
começo a acreditar que a raça humana está destinada á extinção pelas próprias mãos...

sandrovscky disse...

A minha experiência começou há dois meses... e vai acabar daqui a uma semana e meia... lol Mas...

... num balanço geral, trabalhar é bom quanto a mim.
É bom ter responsabilidade no trabalho, é bom pedirem e ouvirem a nossa opinião, é bom receber euros no final do mês, é bom às 18h carregar no botão OFF e ter o resto do tempo para nós, é bom não estar na escolinha...

É mau o pouco tempo que sobra, no entanto aproveito-o muito melhor desde que estou a trabalhar (e com mais dinheiro no bolso para o poder gozar). É mau ter de ouvir e calar... às vezes tem de ser, mesmo que tenhamos razão (às vezes é mais sensato... entrar a 100 e sair a 200).

Não vejo um terrivel futuro por ter de trabalhar... embora so trabalhe ha dois meses e tenha consciÊncia que às vezes o tempo para nós mesmos é pouco!

Há dias secantes, há dias stressantes, há dias muito bons, há dias maus... mas para mim já era assim na faculdade!... Para além de que chegava a casa e tinha de me agarrar ao computador outra vez...

E pronto... a primeira experiência é boa, embora fosse uma coisa para um mês ou dois... e portanto está a terminar!

Arranjar trabalho que se goste e com boas condições... não é fácil!! Mas tem de se encarar tudo isto com boa cara... e acreditar que as coisas vão melhorando! E que se aprende sempre qq coisa :) Na perspectiva mais pessimista... ganha-se pelo menos mais estaleca!

Ando mesmo bem disposta desde que trabalho :)

Boa sorte a todos!

X. disse...

Acho que o que nos lixa mais o juizo é o facto de trabalharmos 5 dias por semana, 8 horas por dia, ou por vezes mais, e no entanto haver gajos que não fazem nenhum, têm grandes vidas e estão-se a cagar para estas questões todas. Por outro lado, somos mais afortunados do que milhões e milhões de pessoas cuja vida é simplesmente trabalho, mas daquele a sério que faz calos nas mãos e bolhas no cú. É a puta da inustiça que reina na Terra. Como diria o BA: "Chega o banco para a frente seu injusto!"

Mós disse...

pois...
como o Hiroshi!
só teve uma semana de férias...e gastou-a num interrailzito!
coisa que não é para descansar a 100%!
mas eles têm um ritmo completamente diferente do nosso...

Maria João disse...

Mas eles próprios escolheram aquele ritmo de trabalho, pois querem ser os mais avançados em tudo no mundo, é a política deles... reparaste na cara do Hiroshi? Sorri muito mais que um português, trabalha muitas horas mas não se queixa do que faz, quando faz e como faz...! Ao contrário de algumas pessoas nossas conhecidas que quando nos vêem começam a queixar-se do dia! LOL!! O Hiroshi, com um sorriso rasgado disse que trabalha muito como uma coisa natural mas ele e milhões de japoneses fazem-no porque sabem que resulta! Enfim, culturas diferentes e basta... é claro que um bocadinho de ócio (de vez em quando) não faz mal nenhum... lá está, para a cultura portuguesa! :P

Anónimo disse...

Reparem nesta visão simplista: nascemos, aproveitamos a vida (porque só temos uma) e morremos!

Não devia ser assim?!

Mas não, é: nascemos, trabalhamos para sobreviver, aproveitamos a vida com as migalhas que sobram, morremos.

Life sucks.

:D

PS: concordo com o boteta!!! e sabem porque?? reparem. Um gajo trabalha pa depois na reforma poder descansar e disfrutar a vida!! então e os gajos que trabalham..chegam a reforma..e morrem no dia a seguir??? que porra de vida foi aquela??? na na na. primeiro aproveitava-.se a vida...depois entao lá se pagava.

Querem uma boa analogia?

A vida neste momento é Macdonalds: pagas primeiro, usufruis depois. A vida com o boteta a presidente era como um bom restaurante: do bom e do melhor..e no fim então..pagar!!

Tas lá!

X. disse...

muahahahah, obrigado pelo elogio ( e faz bom proveito dos 10 euros que te paguei por esse comment...).

E quando falei em trabalho do puro e duro, com bolhas e calos, não falava de japoneses cuja carga horária ultrapassa as 50 e tal horas semanais. Falava mesmo daqueles putos que vemos nos filmes do Rambo e Indiana Jones, sempre com tijolos ou pedras na mão, a serem chicoteados e maltratados. Nunca pensei que este post desse tanto trabalho...

Maria João disse...

pois é meu amigo... acho que tocaste no ponto fraco de muita gente, LOL!

xlifes disse...

Isto de facto ficou animado! Foi de longe o post com mais comentários até agora ;)

Mós disse...

essa analogia parte-me todo!

só emendava "bom restaurante" para "bom estabelcimento alimentar"!
assim sempre abrangiamos as tascas que nos laimentam e caso não tenhamos na altura,pagamos no dia a seguir!
;D