segunda-feira, novembro 17, 2008

actos perturbantes e perdurantes

Existem actos que fazem parte de nós, que nos acompanham todo o dia, que estão sempre cá e não damos por eles. São actos intuitivos e naturais que se tornam stressantes quando pensamos neles. O piscar de olhos, o respirar, o engolir de saliva, os passos que damos, o mastigar, entre outros. Actos constantes e incontornáveis, que à mínima atenção se tornam irritantes. Se pensarmos que estamos a respirar pelo nariz, e que existe um barulhinho do ar a passar nos pelos das narinas, ficamos bem atentos, e só conseguimos ouvir esse assobio nasal. O engolir de saliva, outro prato do dia, também se torna insuportável. Ficamos com a mente paralisada e focada no tempo que vai duma engolidela até à outra. Deixamos o auto-piloto de parte e tomamos nós conta da situação: "está quase, já tenho saliva suficiente na boca...e...cá vai ela para baixo". Isto prova que o nosso corpo funciona muito bem sozinho, e que a racionalidade pode muito bem estar quieta, pois só vai atrapalhar neste processo. Detesto quando isto acontece, porque fico com o pensamento bloqueado. É o caso do clicar do rato...tic tic...tic...tic tic tic....tic...não páro de pensar neste barulhinho irritante!

As coisas que me surgem numa segunda-feira mole como a merda...

3 comentários:

Sofia disse...

Uma coisa que me faz confusão como tudo é o bater do coração! Quando estava nas aulas de ciências a dar o sistema respiratório e circulatório, fazia-me mesmo confusão! Concentrava-me na respiração e era o caraças!

E, de facto, segunda-feira é um dia muito estúpido! Devia ser riscado do calendário...

**

xlifes disse...

Concordo com o desrespeito pels segunda-feira! Quanto aos sons só me irritam os os outros! E sim, podem ser super irritantes e poem-me doida ás vezes :P
Cá para mim ficávamos com a 5a e 6a feira para trabalhar e o resto para curtir! Sem barulhos corporais irritantes! :P

Mós disse...

o pior diso tudo são os tiques que nem ao funcionamento do corpo fazem falta! ou até podem prejudicar...
como o de roer as unhas... é estar a pedir por uma apêndicite magnífica!
enfim... fazem parte de nós, somos nós!

quanto mais pensarmos num assunto, pior é! creio ser uma lei de gamby! xD