terça-feira, abril 28, 2009

memória mínima


Grande parte da minha infância passei-a na quinta dos meus avós, a correr, a andar de bicicleta, a jogar à bola, a rasgar joelhos, a subir às árvores, a apanhar fruta, a ver o meu avô na garagem de volta das suas mecânicas ou a ver a minha avó a descascar favas e ervilhas. São memórias bem vincadas, quase como se tivessem sido vividas ontem. Há outras memórias que se vão apagando e desfazendo, mas que, graças ao poder do inconsciente, conseguimos reavê-las, nem que seja num formato mínimo. Ontem aconteceu-me isso, e soube bem. Vi esta imagem e fiquei vidrado nela. O cérebro começou a remexer, a pesquisar, e veio-me à cabeça uma memória que eu já julgava extinta. Nos dias em que chegava bastante cedo aos meus avós, e esperava pelos meus primos, ligava-me à minha amiga colorida com esperança de ver alguns desenhos animados. Infelizmente era cedo demais para desenhos animados...ou outra coisa qualquer. Então limitava-me a olhar para esta imagem. E olhava e olhava e olhava, até que começava a fazer jogos com ela. Lembro-me de escolher uma barra de cor, e imaginava-me a virá-la e a ver o que estava por trás. Uma espécie de "quantos-queres" interactivo. Talvez fosse a moca do sono, talvez fosse a imaginação fresquinha pela manhã, o que é certo é que aquilo era divertido à brava. Depois acabava-se tudo e vinham os desenhos animados. E depois dos desenhos animados vinham os meus primos. E isso é que era bom.

7 comentários:

Cláudia Gaminha disse...

lindo! tu és doido varrido! Bem, ao menos não te entretinhas a colar os botões da televisão, com cola pica-pau :D, como alguém que eu conheço! :P Acho que já te contei isto um vez, não foi?
Um dia pensei (ou melhor, não pensei! :D), ai é, ai é, não me deixam ver as minhas coisinhas, os meus canais, então vou colar os botões da TV, assim fica resolvido. E assim fiz! :D e depois? e depois apanhei! ehehehe

Mós disse...

eu era mais deprimente...
no meu tempo essa imagem vinha com uma contagem decrescente! Ou seria eu que via as horas e mentalmente fazia a contagem decrescente?
Bom, não importa!
Sei que contava o tempo que faltava para o ínicio da emissão!
Depois lá vinham os Transformers e via toda a estupidez compensada! :P

xlifes disse...

Bela imagem :) Também me transporta para outros tempos. Lembro-me dela cedinho de manhã - com as horas sim, não em contagem decrescente mas a mostrar a hora e os minutos e os segundos a passar - mas lembro-me também mais tarde de a ver à noite, no fechar da emissão. Exactamente antes de ela aparecer emitiam o hino nacional, com uma imagem da bandeira a mexer ao sabor do vento. E achava sempre esse momento muito solene e cheio de força. De algo quase mistico. E ficava cheia de orgulho a olhar e a cantar baixinho. Orgulho de Portugal :) E depois lá vinha essa imagem - a mira como lhe chamo - e era tempo de ir dormir porque ainda não havia internet nem blogues, nem horas intermináveis frente ao computador... Nessa altura, o "mundo" era a escola e os amigos de dia, a irmã e os pais ao escurecer, a televisão à noite e a cama até ao amanhacer. (ás vezes, a meio de um qualquer escrevinhar insuspeito, sou possuída pelo virús da rima e da poesia... não é pretensão, é apenas a ocasião :P)

Anónimo disse...

Ainda há dias passei por um momento nostálgico com um simples email que me enviaram com um passado ilustrado através de imagens. Transportaram-me para emoções variadas, desde o sorriso, desde a gargalhada, desde ao coração a bater mais forte.. e expressões como o "ihhhh..ehhhh bão acredito, shhhii pois era", um email que falava das pastilhas gorila, dos variados desenhos animados passados na minha infância, que vão desde gelados de gelo e aos sumos num pacote estranho que a minha mãe punha no meu lanche de escola.. e ainda no outro dia me lembrei dessa imagem que colocaste no blog. Até hoje continuo a ter o mau vício de acordar cedo, e há dias lembrei-me dessa imagem angustiante com o "piiiiiiiiiiiiiiii" e com música as vezes...que nunca mais acabava. Eu não ansiava pelos transformers, queria antes ver os ursinhos carinhosos. Bons tempos... grandes emoções!! (já dava um slogan)

Anónimo disse...

bem... no meu tempo, ai uns 10 anos antes de vocês, (lololol) esta imagem significava, trabalhos de casa. Ah pois, enquanto não desse nada na tv, os pais, porque já estavam fartos das nossas barulhentas brincadeiras, mandavam-nos fazer os TPC's. E assim tinhamos de pano fundo essa mesma imagem e aquele som depois do hino... piiiiiiiiiiiiiiii. Puxa mas que lembrança. Eheh

Sofia disse...

É engraçado as pessoas reflectirem sobre uma imagem parada na televisão horas e horas. Deve ter estimulado a imaginação de muita gente enquanto não começava a emissão! No meu ponto de vista, esse ecrã é uma peça de arte!

Anónimo disse...

ahahah....eu bem me lembro dessa imagem e lembro-me que adorava a música que a acompanhava quando estava prestes a inciar-se a emissão enquanto os tacos da sala da avó cheiravam a encerado!
outra coisa que já não te deves lembrar era dos episódios do Guilherme Tell, que nós os dois adorávamos...só me lembro que o genérico tinha o percurso da flecha (assim estilo filmado na primeira pessoa)até furar uma maçã e entrar numa árvore....ehehe só sei que nós adorávamos aquilo!!!

*nichon*