terça-feira, fevereiro 21, 2006

do the evolution

Estou aqui sentado à espera da Odete Inspiração e a olhar para o vídeo...só estou a olhar para ele porque a televisão rebentou. Tenho uma cassete lá enfiada que diz “Vídeo Clips” com um azul já todo comido a caneta de feltro, por baixo disto ainda diz “futebol- benfica” escrito com uma esferográfica azul, e se fizermos ainda mais um esforço conseguimos distinguir algo escrito a lápis...”Fa”...não se percebe bem. Bom, a piada é que estou a ter um ataque de saudades...saudades de gravar programas, videoclips, entrevistas e afins, que estejam a dar na televisão. Tenho saudades de colar com um enorme cuidado as fitas das cassetes que se partiam. As cassetes de música a mesma coisa. Tenho cassetes com algumas músicas, algumas retiradas de um cd, outras retiradas de algum programa da rádio, enfim, bocadinhos preciosos que íamos recolhendo e armazenando nestes objectos de re-re-re-re-re-re-re-re-re-gravação. Tenho pena que este hábito desapareça aos poucos, dando lugar às novas tecnologias, nomeadamente os mp3. É claro que podemos gravar sempre um cd com as nossas músicas preferidas e pô-lo no carro a tocar, mas não é a mesma coisa! As músicas vão estar completas e com grande qualidade, mas infelizmente perde-se “aquela magia”. E ainda falo de cd’s, que temos pouco espaço de manobra para encaixarmos as melhores músicas, porque se falar de leitores de mp3, nem nos damos ao trabalho de seleccionar as eleitas! Enfiam-se logo as pastas lá para dentro e temos música para 2 anos seguidos. As cassetes estão-se a extinguir e não podemos fazer nada. São as vantagens e desvantagens da evolução.

4 comentários:

Anónimo disse...

Well... tu podes smp pegar num cd e risca-lo esperando k ele pareça uma cassete ;)


Vasco...

Anónimo disse...

XASSUS! melhor ainda eram as cassetes para as maquina de filmar que depois ligavamos ao video e gravavmos para cassete,ainda hoje guardo umas filmagens ou outras da minha infância...
mas por acaso é verdade...antes havia aquela preocupação de programar o video, caso estivessemos fora, para gravar aquele programa que tanto queríamos ou aquele filme que achassemos que valesse a pena guardar... hoje em dia se queremos um filme mandam-nos sacar da net ou ir a um clube de video -_-

bom ha que ver os lados positivos da evoluçao :)

Maria João disse...

Onde já chegou o Xassus!! Ahahah! É bonito ;)

xlifes disse...

Lembro-me bem do avanço que foi quando o meu pai comprou o nosso primeiro video gravador!
Foi uma emoção! Ninguém entendia bem a tecnologia, os botões causavam confusão, era um stress só para por a gravar um simples programa "Está no canal certo?" "é ai?!" "carregaste na setinha? não pá!! A setinha, a setinha!" "já começou!!! Rápido! Carrega no quadrado!! NÃO!! Espera, acho que é na setinha!"
Lembro-me de gravar os Simpsons à noite porque davam depois do Vitinho e já não podiamos ver.
Lembro-me de gravar os meus primeiros filmes, também os primeiros de que me recordo ver: o ET, a Academia de Policia, alguns bonecos.
Lembro-me de ver, vezes sem fim, a espada era a lei e o Dumbo.
Uma gaveta cheia de cassetes que ainda se mantêm.
Mil aventuras que podia contar mas sem interesse para o leitor casual :p
Seja como for não sou muito nostálgica das cassetes... Venham os dvd's, os 4,7 gigas de memória, as imagens perfeitas, o som com qualidade, os riscos, tudo só até à próxima grande inovação.
É sempre assim.