quarta-feira, fevereiro 02, 2005

como fazer para não ser engolido?

"Primeiro, retomando a língua. A salvação virá da escrita e da linguagem. Se refundarmos a língua, podemos resistir. Senão, corremos o risco de perder a língua e a escrita. Em seguida, retomando o outro para não o perder, isto é, recusando o divórcio. Se as nossas sociedades continuam a caminhar para uma individualidade solitária, através do casal separado e da família monoparental, não haverá resistência possível. Portanto, retomar a língua, voltar a falar-se e retomar o outro, acasalar-se e não descasalar-se. Hoje, trocam-se gestos, mas cada vez menos palavras. A mulher e o homem que trabalham fazem gestos, fazem amor...mas quanto a falar em conjunto, é o «silêncio dos cordeiros». finalmente, é necessário retomar mundo. Não se pode fantasiar com o além do mundo, sobre o para além da Terra e sobre o para além do homem. O para além da Terra é a conquista espacial, é «ir na direcção das estrelas». É uma ilusão, só há um planeta habitado. Nenhum planeta é considerado habitável pelos astrónomos e pelos astrofísicos. É possível que, algures no infinito do Universo, haja milhares de planetas habitáveis. Mas, por agora, não há outro planeta como o nosso. Quanto a criar atmosfera artificial na Lua ou em Marte, com quem é que estão a gozar?
É necessário também parar de fantasiar sobre o para além do homem com a robótica. Uma quantidade de livros falam da superação do homem pela inteligência artificial e pelas tecnologias de assistência, como se Frankenstein voltasse. Não há o para além do homem. Nesse plano, o homem é terminal, ele é o fecho das maravilhas de Deus, como o diz Hildegarde de Bingen. O homem não é o centro do mundo, ele é o fim do mundo. Não há homem melhorável. não há eugenismo da espécie humana. O fantasma do para além da Terra é liquidá-la, o fantasma do outro é de o liquidá-lo em benefício do anjo-máquina."

Paul Virilio in Cibermundo:A Política do Pior

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor, comi 7 fatias de pão Continente com paté de Atum do Continente também. Não quero ser engolida. Que tenho de fazer? Falar mais e fazer menos? :(

:P
**Dina