terça-feira, fevereiro 01, 2005

mais vale só que mal acompanhado


"(...) estupidez não é ausência de inteligência mas resistência activa à inteligência.
A genuína estupidez é um privilégio ganho com o esforço da luta contra a clareza e a vitalidade mentais. Não consiste, portanto, na simples ausência delas.
É certo que os seres humanos em geral têm uma facilidade inata em recorrer à estupidez; isto não lhes assegura, todavia, o refinamento e o tecnicismo que podemos encontrar nos verdadeiros campeões da estupidez, os grandes estúpidos - como passaremos a chamar-lhes, em singela mas justa homenagem à sua capacidade estupidológica. Estes indivíduos excepcionais conquistam um lugar cimeiro na enorme galeria dos estúpidos históricos pela habilidade e profundo conhecimento demonstrados na extinção da inteligência individual ou colectiva (geralmente de ambas). Há que diferenciá-los, consequentemente, dos chamados débeis mentais.
Com efeito um deficiente mental, trate-se de um simples imbecil ou de um completo idiota, não é, de modo nenhum, um grande estúpido. Falta-lhe o essencial: aquele mínimo de inteligência capaz de realçar o mérito dos que lhe resistem. A estupidez necessita da inteligência como a sombra necessita da luz: em ambos os casos, a segunda empresta recorte à primeira. Um estúpido a sério é sempre alguém que se distingue pela bravura com que desbarata as manifestações inteligentes, exorciza os fantasmas da clareza mental e contribui para a manutenção da obscuridade à detestável e complicativa inteligência.
Vemos, assim, que a verdadeira e típica estupidez é plenamente activa possuindo, como característica básica, a resistência anti- inteligente. (...) O estúpido é, precisamente, alguém que, para resistir à inteligência, estreita a mente, ignora informação, fecha-se em si mesmo. Retrai-se perante toda a dilatação de horizontes induzida pela inteligência. "

Vitor J. Rodrigues in Teoria Geral da Estupidez Humana


1 comentário:

Anónimo disse...

Fico honrada em ser a primeira a deixar aqui um post!!!achei este texto ..hmm, como direi..., excitante!!!Não podia deixar de dizer que o verdadeiro estúpido é estúpido porque quer, embora eu concorde que mesmo os estupidos possuem inteligencia, queria apenas fazer uma pequena distinção, é que a inteligência referida no texto não é a inteligência por excelência, é a esperteza, comummente denominada de "..saloia", agora sim penso que o texto faz sentido, porque os estúpidos não são inteligentes, eles, afinal de contas privam-se dela, eles são é espertos e é essa esperteza que os possibilita atingir a estupidez, mas nunca por nunca a inteligência!!!! :)

Não quer dizer com isto que não gosto dos estupidos deste país,...quanto mais não seja eles são a bitola pela qual nos podemos medir...!!!:)


*nichon*